terça-feira, maio 16, 2006

Código da Vinci (ou "Dá Vinte"?)

Já viram a nova propaganda do Celta Nova Geração? Está pasando na TV, dura 1 minuto e chama-se "Davi e Golias". Quem ainda não viu, clique no link abaixo, espera uns minutos (depende da conexão) e depois ouve/vê. Se não conseguir, me manda um e-mail que eu mando o filminho.
http://www.celta.com.br/celtanovageracao/index60.html
Legal, né? É a tecnologia, o marketing enchendo os cofres com vendas milionárias.
Bom, mas o que tem isto a ver com o assunto-título do post?
Eu (ainda) não li o livro e nem (ainda) não vi o filme "Código da Vinci", nem sei se vou ler/ver. Mas tenho acompanhado alguma coisa pela Internet onde muito se escreve, muito se lê. Minha opinião é de que mais uma vez o marketing jornalístico/editorial descobriu um grande filão para fazer dinheiro.
Assim como o comercial da GM, e aí a explicação para o início do post, fatos históricos comprovados e de grande credibilidade estão sendo juntados com interpretações e documentos atuais para atrair a atenção dos consumidores culminando em vendas nos quatro cantos do mundo de um "best seller" chamado Código da Vinci.
Muitos documentos comprovadamente fraudados e interpretações errôneas, diga-se de passagem.
Venda. Esse tal "Código da Vinci" é um sucesso de venda. A estréia mundial do filme está marcada para esta semana (veja uma cena com Tom Hanks ao lado).
O velho marketing que vende de hamburguers a cigarros, vende também livros e filmes fazendo milhões... E neste ambiente a polêmica é só um tempero exótico que aumenta o interesse.
Sem saber das contas, concluo que no final devem sobrar no bolso do autor uns U$20 milhões líquidos. Vem daí os "Dá Vinte"... Provavelmente uma conta já feita com os donos da mídia...