segunda-feira, maio 29, 2006

Onde Estava Deus?

Intrigante pergunta, não?
Em sua visita aos campos de concentração na Polônia durante a semana passada, o Papa Bento XVI, envergonhado de sua origem alemã frente às atrocidades cometidas pelos nazistas na Segunda Guerra, pergunta onde estava Deus naquele momento.
Da ZH de hoje, palavras do Papa:
"- Faltam palavras. No fim, resta apenas um silêncio aterrador, um silêncio que é um pranto sofrido. Por que, Deus, o Senhor permaneceu em silêncio? Como pôde tolerar tudo isso? Onde estava Deus naqueles dias? Por que não se manifestou? Como pôde permitir esta matança sem limites, esse triunfo do mal? - disse o Papa em discurso emocionado em Birkenau."
Interessante que Deus é quem faz a pargunta primeiro. Em Gênesis, logo depois da criação, 3.9 Deus procura por Adão:
"E chamou o SENHOR Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás?"
Adão e Eva tinham pecado e se escondido dEle. Então foi o homem quem virou as costas para Deus primeiro. Parece que o Papa não se lembra mais disso. Que pena, né?
Parece que se esqueceu que sua missão é trazer o homem para junto de Deus e não o contrário. Estou certo? Deus sempre esteve no mesmo lugar e sempre muito próximo de sua principal criatura ajudando, admoestando pela sua Palavra, protegendo, enviando seus profetas para sempre de novo trazê-lo para perto de si quando se desgarrava. E, como grande demonstração do seu infinito amor por nós, entregando seu Filho à morte para a nossa salvação.
Tenho certeza de que Deus ficou muito triste com o Papa nesta semana que passou.
E você, onde acha de Deus esteve este tempo todo?