quarta-feira, julho 19, 2006

Um Lar Feliz na Educação dos Filhos

Segue o texto do estudo que o Pastor Egon elaborou mas não pode ser apresentado na reunião do dia 14/07/2006.

Ter filhos é uma benção.
Filhos são presentes de Deus. Mas ser pai, ou ser mãe, também é uma grande responsabilidade.
Ter um lar feliz, com filhos felizes, começa naquela construção do casal cheio de ternura, com muita amabilidade, altruísmo e poesia. O lar deveria ser um porto seguro, um lugar de refúgio, um pedacinho do céu, para onde se gosta de retornar, ficar, onde se sente bem, leve, feliz e seguro.
Disse alguém: “O Lar deve ser o aprisco onde a criancinha se sente segura e, qual ovelha indefesa, está protegida contra os lobos vorazes do mundo: a inveja, a mentira, a obscenidade e o materialismo. Aos pais, verdadeiros pastores do rebanho, compete ensinar a criança a distinguir estes lobos.”

O lar é a primeira e principal escola para a vida. Ali a criança deve e vai aprender lições que a professora não terá tempo, nem oportunidade de inculcar nos alunos.
Muitos pais, hoje, transferem sua responsabilidade para a escola;
Outros tentam compensar a falta de tempo e atenção com muitos presentes, ...
Nesses dias agitados que vivemos o lar sofre.
Deus disse: “Ensina a criança no caminho em ... “ Pv 22.6
“Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração, tu as inculcarás nos teus filhos ...” Dt 6.6 e 7
Como conseguir fazer isso em nossos dias???
a) Tempo: (Neimar de Barros no livro “Deus negro”) Tempo para falar, para ouvir, aconselhar ... Disse Lutero: “Se os pais não se encarregarem da educação cristã dos seus filhos, então o diabo se encarregará de fazê-lo a seu modo.”
b) Ter um bom relacionamento, boa amizade, ...
c) Respeitar suas opiniões, e com paciência e amor, mostrar o caminho;
d) Disciplinar com amor: usar a vara não é pecado - Pv 13.24; 22.15; 29.15; Cuidado: Não é descarregar a raiva, ...
e) Exemplo: Palavras e atitudes - Ilustração: “Mulher que diz: Seis olhos e seis ouvidos me observando ...” Pai que ouve barulho, quando está lavrando a terra, vê o seu filho de quatro anos, pulando atrás dele, e pergunta: O que está fazendo? - Estou seguindo teus passos, pai!”
f) Vida devocional no lar: muitos lares cristãos, tem o costume de antes das refeições pedir: “Vem senhor Jesus, sê o nosso ...” – muito bom, mas diminui cada vez mais o número de lares cristãos que tiram tempo para fazer a devoção em conjunto no lar. São tantas ocupações, reuniões, trabalho, agitação, aquela caixinha dentro de casa, que não pára de falar, novela ... Hoje já nem é mais uma televisão, em muitas casas já tem uma na sala, outro no quarto, ... e a família fica cada vez mais longe e separada ... a internet .... e a gente não tem mais tempo, ou melhor, esquece dos valores maiores e principais. Só nos preocupamos com as coisas daqui deste mundo, e esquecemos de olhar para cima, para a eternidade, para a nossa verdadeira Pátria, o céu ...
O pastor Breno Thomé, disse certa vez: “A devoção doméstica é a expressão maior do que é o lar cristão ... é o ato diário pelo qual a família unida expressa a sua confiança em Deus, de cujas mãos, ela sabe, tudo provém, e em cujas mãos tudo deposita pela oração.” (Lar Cristão de 1987).
O Livro Boas Novas, usado por muitas comunidades e pastores para instrução de adultos, diz sobre a devoção familiar: “O altar da família é uma das melhores e mais antigas instituições no mundo, e abençoada é a família onde ele existe. É preferível viver numa casa simples com um altar nele, do que num palácio sem ele.”
A devoção em família nos aproxima, nos une, e nos ajuda a vencer barreiras e dificuldades. Diz o apóstolo Paulo: “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo ...”
Queridas famílias, achem, procurem, encontrem tempo em vosso dia-a-dia para a devoção em família. Tem famílias que não conseguem mais se encontrar, e que então, tem um devocionário para cada membro, para que todos possam praticar a devoção diária.
Em nossos dias se corre tanto, se tem tantas opções de ocupação, e os valores principais e essenciais são esquecidos. As pessoas olham cada vez mais para baixo, para as coisas materiais, e se esquecem de Deus, de buscar aquele que é e quer ser "Socorro bem presente."
Mt 7.24-27 - Sl 127.1
Queridos casais, não esqueçam jamais: O AMOR É A BASE DE TUDO, E O AMOR VERDADEIRO VEM DE DEUS, POIS DEUS É AMOR.
Por isso queres ser e viver feliz? Queres ter um lar feliz? Ame a Deus, viva este amor, busque sempre a sua benção, e o mais deixa que Ele haverá de cuidar.
Precisamos cuidar mais da família. Quanto mais ela é descuidada, mais crescem os problemas, as crises, as dificuldades, e desmorona a base de tudo na sociedade, no mundo.